top of page

Lentes de contato dental

 Se tem alguma coisa que está a todo vapor na Odontologia estética, com certeza, são os laminados cerâmicos ou melhor conhecidas como "Lentes de contato".

 Essas facetas ultra finas de cerâmica pura promovem um resultado fantástico no sorriso. Você já deve ter reparado como as celebridades estão mais lindas, com os dentes milimetricamente perfeitos. Isto é resultado da aplicação de laminados cerâmicos.

 Basicamente o cirurgião dentista refaz toda a forma dos dentes em cerâmica pura trazendo naturalidade ao sorriso e estética ao mesmo tempo. Agora, este procedimento é muito criterioso. Não são todos os casos que se pode resolver com "lentes de contato" até porque a película de cerâmica aplicada é extremamento fina, cerca de 0,3mm à 0,5mm o que não possibilita uma alteração de cor eficiente em dentes escurecidos por exemplo. Sendo assim, listamos abaixo as dúvidas mais frequentes no consultório e nas nossas redes sociais sobre "lentes de contato dental".

  1. Posso aplicar as "lentes" em um dente só?   Olha, isso não é nem um pouco indicado, pois os dente será feito tentando harmonizar com o resto do sorriso, mas as diretrizes de forma, tonalidade e cor, são muito difíceis de se alcançar em um elemento isolado. O ideal é sempre optar por confeccionar 2 ou mais elementos.​

  2. Tenho um dente que escureceu depois que fiz o tratamento de canal, consigo corrigir com as "lentes de contato dental"? Esta dúvida é muito frequente no consultório. O dente já escurecido por trauma ou endodontia (tratamento de canal) já perdeu sua referência estética, experimente você colocar uma folha de ofício branca sobre uma superfície escura, como marrom ou cinza. Isto transparece sobre a folha, e é o que também acontece quando aplicamos uma laminado cerâmico nestas espessuras sobre um dente escurecido. Hoje em dia já temos técnicas e materiais que conseguem "maquiar" parte desta sobreposição, mas um método mais eficiente é aplicar neste dente em particular um laminado mais espesso de 1.0mm por exemplo.

  3. Não quero desgastar meus dentes, só aplicar os laminados!  Esse questionamento também ocorre com uma certa frequência no consultório. Não há um desgaste propriamente dito no preparo dos laminados. O que há é uma asperização da superfície de esmalte dos dentes e uma delimitação deste preparo, para que não haja pigmentação da linha de cimento nem processos inflamatórios nos tecidos de suporte do dente.

  4. Já possuo "pivot" mas quero fazer "lente de contato" no meus outros dentes.  Isso é possível! Claro, previamente avaliada a condição de saúde dos dentes em questão e tecidos de suporte, pode-se confeccionar os laminados cerâmicos com naturalidade, devolvendo estética ao sorriso.

  5. Por que não fazer uma faceta em resina em meus dentes em vez de porcelana?  A resina composta é um material muito bom para restaurações e alguns procedimentos que envolve estética. Hoje temos uma variedade muito grande de boas resinas e conseguimos resultados satisfatórios. A principal desvantagem da resina nesse tipo de procedimento é a conservação do resultado. Sua superfície é rugosa e facilita a pigmentação de seus poros. O jeito é marcar periodicamente consultas de polimento e manutenção, isto é um fator importante que o paciente deve ater, pois influencia muito na durabilidade da restauração. A porcelana não requer este cuidado. Ela é um material vitral, que traz brilho e exclui a possibilidade de pigmentar sua superfície. No entanto os dois métodos requerem cuidados rigorosos de higienização.   

 Agora que você já sabe como são aplicadas as lentes de contato e conhece outros métodos que podem devolver a estética do seu sorriso, agende sua consulta de avaliação com nossa equipe de profissionais. 

bottom of page